segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher

O dia Internacional da Mulher emerge numa conjuntura histórica em que o movimento operário está bastante amadurecido e os partidos socialistas desfrutavam de um enorme prestígio. No dia 26 de Agosto de 1910 a comunista alemã, Clara Zetkin, diante da 2ª Conferência Internacional de Mulheres propõe a criação de um dia que exaltasse, no panorama internacional, à emancipação das mulheres e a luta pelo sufrágio universal. Ficava então estabelecido a necessidade de defender «o sufrágio universal, atribuído a todas as maiores de idade e que não dependa da propriedade, nem do imposto, nem do grau de cultura, nem de outras condições que excluam os membros da classe operária do gozo deste direito»*.

O emblemático mês de Março seria o escolhido. No dia 19 de Março de 1911 é comemorado o primeiro dia Internacional da Mulher. Contudo, a 23 de Fevereiro de 1917 (8 de Março no calendário juliano) uma enorme greve realizada em S. Petersburgo pelas operárias russas, que reivindicavam pão, melhores ordenados, diminuição do horário laboral e, sobretudo, o regresso dos maridos da Guerra, ficava imortalizada a data do dia Internacional da Mulher.

Em 1975 o dia 8 de Março é institucionalizado pela própria ONU, porém, «acabou por dissipar a matriz original, operária e revolucionária, o seu simbolismo terá de ser resgatado dos cerimoniais fúteis e da retórica vazia em que se tornaram actualmente as comemorações oficias»*.

Neste dia em que se comemora o centenário do dia Internacional da Mulher é de salientar a oficialização de que é uma menina!!! =) A futura sobrinha será talvez uma Alice, ou até uma Clara Zetkin, de qualquer modo, será com certeza uma maravilhosa mulher.

«Pela relação entre o homem e a mulher se pode avaliar todo o nível da civilização humana». Karl Marx

Sem comentários: